sábado, 20 de junho de 2009

Igreja Nossa Senhora Aparecida da Fazenda Monte Belo













Capela de Nossa Senhora Aparecida do Bairro Monte Belo - Colina SP


Imagem Padroeira
Sacrário
Sagrado Coração de Jesus
Sagrado Coração de Maria
Jesus Menino
São José
Foto ao lado direito da Capela de Monte Belo, Colina SP (ano de 1928) - da esq. 1 ? - 2 Giácomo Paro - 3 Benedito Paro - 4 Pe. Jaime Garzaro - 5 ? - 6 ? - 7 Ângelo Paro - 8 Ernesto Benedito Paro - 9 Antonio Benedito Paro

Fé do povo de Monte Belo. Procissão percorrendo a estrada de Monte Belo
Atualmente essa estrada é denominada: Estrada Prefeito João Paro
1962
Procissão (12/10/2011
Chegando na Igreja

Santa Missa
Foto montada - O grande catequista Antonio Paro junto com o pe. Santana e os catequizandos
Lúcia Paro, a benemérita desta comunidade
Antonio Paro Filho - Líder da Comunidade
Foto de 2012
Figueira da quermesse - foto de 1956

Bar, cozinha e forno da quermesse da igreja (foto dos anos noventa do século xx)
Sobre a inauguração da igreja temos duas datas diferentes, uma contada pelos familiares dos construtores e outra pelo jornal. Penso que o que pode ter havido nesse caso é duas inaugurações: uma antes da conclusão total da obra e outra solene pós conclusão. Veja que na mesma época da inauguração a igreja teve a visita do padre missionário de Aparecida SP, Padre Vitor Coelho de almeida.
Outra coisa também que difere é sobre quem construiu, no jornal diz que foi Ângelo Paro; sim Ângelo esteve doente e foi curado pela intercessão da Santa e prometeu construir, no entanto entre a família diziam que, Ângelo conversou com o pai, o pai era o dono da fazenda e reuniu também com os outros dois filhos Antonio e Jacó e os quatro construíram, com a responsabilidade maior do pai senhor Benedito Paro.






Depoimento de Marinisa Paro Badessa

A bênção das fitas do Apostolado

Em visita à capela encontrei a Ata da fundação do Apostolado da Oração. A primeira reunião aconteceu no dia 23 de junho de 1931. Nesse dia a diretoria foi formada:
Presidente: Itália Marin Paro
Vice Presidente: Amabile Paro
Tesoureira: Santa Paro
Secretária: Luíza Paro
Rezaram o Veni Creator e, em seguida, procederam a bênção das fitas das senhoras zeladoras.
Santa Vello Spechotto foi uma das zeladoras.

Livro Ata do Apostolado da Oração - fundação 23/06/1931

A alegria de ESTAR COM UM LIVRO DAQUELA ÉPOCA EM MÃOS me fez procurar nomes (parentes) e saber a data que receberam a fita do Apostolado.

Marinisa Paro Badessa

Antes de "partir", a madrinha (Lúcia) me deu sua fita; deu a amarela também - a Fita de São José. Guardo-as com muito carinho.

Voltando à Ata, a capela estava repleta de fiéis prostrados diante do Altar do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida assistiram a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Jaime, que daí a pouco formaria a diretoria do novo centro, com a bênção das fitas e da cruz medalha. Tomando a palavra incitou a nova diretoria a trabalhar com ardor para ampliar cada vez mais o Reinado do Divino Coração de Jesus na Paróquia. Era o terceiro centro que o Pe. Jaime fundava nessa mesma Paróquia.

Sabe, parece que estou vendo, vivendo essa cena, fiquei muito feliz e resolvi compartilhar, pois sei do imenso valor para vocês, também.

Na segunda reunião, dia 17 de julho de 1931, cinquenta e cinco pessoas receberam a fita. Dentre elas Joana Paro, Amália Paro, Mathilde Paro, Lúcia Paro, Santa Tônus Paro, Antonio Benedito Paro, Luiz Antonio Paro e Josephina Tônus.
Na terceira reunião, dia 21 de agosto de1931, o tio Guerino Tônus recebeu a fita. Na décima reunião, dia 19 de fevereiro de 1932, a tia Aurélia Paro Tônus recebeu. Na décima quarta reunião, dia 15 de julho de 1932, Claudia Tônus recebeu sua fita. Minha mãe recebeu dia 4 de Julho de 1958. Enfim, são muitos os nomes. É tão gostoso saber detalhes que aconteceram com nossos queridos, não é mesmo? Por isso resolvi compartilhar com vocês. Ainda não terminei de ler. Quando eu voltar darei outra olhada.

O caminho de volta

Por tudo isso, mais uma vez: muito obrigada Nestor, muito obrigada Valdemar, pela dedicação, pela determinação em seguir em frente e presentear nossa Grande e Amada Família com essa singela homenagem. Fizeram o Caminho de Volta e resgataram nossa história.

Quem dera todas as Famílias tivessem pessoas com o intuito de resgatar sua história, de viajar pelo passado e assim compartilhar o futuro.
Passado esse que fica impresso como indelével tinta em nossos corações.

Um grande abraço pra vocês.
Deus os abençoe.
Marinisa Paro Badessa

Casamento de José Júlio e Marinisa (Monte Belo)

BENEDITO PARO (BENEDETTO PARRO)
Bisavô materno de Zenaide Paro Tonus de Oliveira (minha esposa)

Nenhum comentário: