segunda-feira, 18 de julho de 2011

Usinas Junqueira - Fazenda do Turvo

Usinas Junqueira Fazenda São Francisco do Turvo - Colina SP
No documento em nome da mãe o correto é Thereza Hermann


  Carteira de identidade de operários agrícola das Usinas Junqueira - Maria Pires de Oliveira e Nestor de Oliveira, operários agrícola na Fazenda São Francisco do Turvo, em Colina SP - ano de 1.940

Fazenda São Francisco do Turvo - 20/02/1933 - Colina SP

Fazenda do Turvo (10/09/2005) foto de Nestor de Oliveira Filho

_________________________________________________________________________

Essa xícara é das Usinas Junqueira de Igarapava SP
_____________________________________________________________________

Olá Sr. Nestor,

Meu nome é Flávio, professor, natural de Colina e moro em Americana há 17
anos. Estou entrando em contato através de seu blog que aliás, é muito
interessante. Meus pais foram nascidos e criados na Fazenda do Turvo, meu
pai é José Aureliano Nascimento, filho do caseiro da do administrador da
Fazenda (Heitor). Meu avós por parte de pai são Manoel do Nascimento (no
registro da Usina Junqueira consta Manoel Aguiar) e Emilia Periane Lucero.

Por parte de mãe, meu avós eram Ernesto Casari (ele era feitor) e Maria
Gomes Casari. Eles moraram nas colônias do Cheiroso e Serraria. Como percebi
que v. tem poucas fotos do Turvo, meu pai disse que tem algumas fotos e
documentos antigos que eu poderia escanear e lhe enviar para serem postadas.

(19/12/2013 Flávio Nascimento)


anos 1980

anos 1980

anos 1980

anos 1980 (Meu pai e eu pegamos muita traíra no açude do Tobias! (Flavio Nascimento)

anos 1980

anos 1980

ano 1982

ano 1987

anos 1980

11 comentários:

Unknown disse...

Sr. Nestor,

Sabe se existe algum tipo de arquivo histórico, acessível ao público, que contenha os registros de pessoas que foram registradas pelas Usinas Junqueira?
Entendo que tais livros, se existirem, possuem grande valor histórico, especialmente para pessoas que estejam interessadas em descobrir mais sobre suas raízes.

Nestor de Oliveira Filho disse...

Sr. Anderson,
Já procurei mas ainda não encontrei alguns desses documentos acessível ao público, já procurei sobre uma revista muito bonita sobre aves, animais e plantas das próprias fazendas que a Usina Junqueira publicava.
Existe um site da Família Junqueira falando da trajetória da família mas não trás nada de documentos das fazendas.

Este link é um blog particular. Nele tem fotos da Usina Junqueira de Igarapava SP.
http://usinajunqueiraportofelicidade.blogspot.com.br/


http://www.sfreinobreza.com/anibalentrelacamento03.htm

Nestor

Zezé (taio) e Cícero disse...

Caro colega Anderson, fotos eu tenho do lugar e pessoas também, eu acho que deixar um livro de registro exposto ao público é impossível, o que você pode é pedir na Usina no departamento do RH para localizar as pessoas que você deseja mas acredito que você folheando não sei se é possível. Entre no Facebook e faça amizade com alguém do grupo que você verá fotos.

Obrigado pela divulgação do blog Nestor, abraços.

Unknown disse...

Sr. Nestor viajei no tempo vendo essa foto da fazenda do Turvo. Até hoje vejo em meus sonhos cada lugar da minha infancia e adolescencia que passei lá. Na época eu não tinha maquina então não tenho fotos nenhuma do lugar, mas quero muito saber se o Sr. possui fotos: das casas de cima, do campo, do pomar enorme que a sede tinha, do curral enorme que foi o meu tio quem fez, da colonia, do terreirao, da tuia, da lagoa do tubia... lembro com detalhes de cada lugar e sinto saudades enormes. Hoje é uma fazenda particular né. ainda visito minha tia na cidade, mas nunca tive a oportunidade de voltar lá. aguardo um retorno. att: Luciana meu email: lunna.cardoso@bol.com.br

Nestor de Oliveira Filho disse...

Luciana, obrigado pelo comentário e por ter gostado da postagem das fotos da Fazenda do Turvo. Infelizmente não tenho mais fotos da fazenda. Tentamos pela internet e não conseguimos encontrar ninguém que tenha fotos de lá. É até estranho isso, pois o Turvo foi uma das maiores e melhores fazenda de Colina. No blog Colina São Paulo tem fotos de algumas fazendas, inclusive eu colaborei com ele encontrando pessoas que tinham fotos, porém da Fazenda Turvo não encontramos ninguém com fotos; deve haver pessoas que tenha fotos de lá, mas infelizmente não encontramos.
Meu pai, a vida inteira falou da Fazenda do Turvo e ainda com 95 anos fala de lá.
Você conhece p Blog Colina São Paulo? : http://colinaspaulo.blogspot.com.br/
Lá tem matéria sobre algumas fazendas, falta a do turvo.

Unknown disse...

Nooooossa Nestor! Essas fotos que o Flávio te mandou são bem da minha infância.
Nadei muito no Tobias e tenho muitas lembranças da colônia. Minha tia Maria, meu tio João e minha prima Auristela moravam naquela última casa da colônia onde tinha aquela velha mangueira. Minha vó Albina Juliani do Nascimento morava numa das casinhas do meio. Ai que saudades!
O Flávio tem o mesmo sobrenome da minha família que morava lá e hoje mora em Colina.
Até hoje sonho de verdade com essa fazenda. Não é mais a mesma, mas ainda conserva muitas lembranças.

Unknown disse...

Bom dia sr. NESTOR, em primeiro lugar parabéns pelas fotos e comentários existente neste.
Meu nome é Luiz Gonzaga da costa, um dos filhos da grande família de Jeronimo Soares da costa e de dona Anna Pereira da Costa., Fomos moradores também da F. S. do Turvo, por vario anos , onde passei minha infância e adolescência.
Das fotos existente neste ,tive o prazer de conhecer Sr. ERNESTO, DONA COTA, DIVA E ZECA.
Ja faz um bom tempo que eu não vou la , na ultima vez que la estive; ja estava completamente diferente, bateu uma grande saudade, em poucos minutos passou um filme pela minha cabeça e relembrei de tantos amigos que a tempos eu não ha vejo.
Aproveito a oportunidade para deixar um forte abraço a todos meus amigos da época fazenda do TURVO.
Meu EMAIL gonzaga_costta@ig.com.br
Obrigado sr. NESTOR aquele abraço.

Nestor de Oliveira Filho disse...

Obrigado Luiz Gonzaga elo seu comentário sobre a Fazenda do Turvo. Se você tiver alguma foto ou causo sobre a fazenda pode mandar que eu posto. Abraços

Nestor de Oliveira Filho disse...

Luanna Cardoso, obrigado pelo comentário. Se tiver fotos de lá mande que posto.

lucas dodo disse...

"Quantas saudades dessa fazenda,fez parte de toda minha infancia...nao sabia que um dia eu ia poder ver essas fotos...Gostaria de saber se alguem tem fotos das festas de fim de ano que era realizado na sede ,na casa do sr Olivio coellho...por favor se alguem tiver entre em contato comigo,nao esqueço da entrega de brinquedos,eu me lembro de varios brinquedos que eram expostos na varanda da sede..que tempo bom!!!

Unknown disse...

Que saudade vendos essas fotos, a Fazenda do Turvo é um lugar que sempre vai ficar em minha mente e no meu coração. Meu avô Antonio Belice morou por muito anos no Turvo e meu pai Octacilio Belicia nasceu no Turvo, era Fiscal da Fazenda e eu nasci na Colônia da Brasileira, minha mão Olga. Saudade da Escola onde estudei até o 4º ano, morei muitos anos Colonia da Serraria, Eu e meus amigos (a molecada) roubamos muitas jabuticabas do Pomar da Fazenda, o Sr. Abilio que tomava conta do pomar dizia que não dava e não vendia que era do Sr. Heitor, então nós "pegavamos" rs. Em 1967 meu pai mudou pra Fazenda Resfriado perto de Ribeirão Preto, da mesma fundação, nunca me esqueço que fui soluçando, pois não queria ir embora do Turvo. Queira ou Não o destino está traçado. Sr. Nestor muito obrigado por esses momentos de recordação, o Turvo é uma coisa inesquecível na minha vida, apesar de ter saído de lá com 12 anos de idade.
Abraço á todos e muita luz.